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CURSO  Python com Pygame – Criando Jogos
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CURSO
TítuloPython com Pygame – Criando Jogos
UnidadeFACULDADE DE TECNOLOGIA
DepartamentoDEPARTAMENTO DE MATEMATICA, FÍSICA E COMPUTAÇÃO
ModalidadeTreinamento e Qualificação Profissional
Carga Horária do Curso36
ObjetivosDesenvolver as habilidades de programação necessárias para o desenvolvimento de Jogos. A programação dos mesmos serão usando ferramentas de software livre com Python e sua biblioteca Pygame.
Conteúdo Programático(1) Instalação de Python e pygame (2) Revisão geral sobre Python: funções; métodos; módulos; etc (3) Onde começar?: encontrando recursos (áudio, imagens, desenhos de autoria livre); definindo o jogo (4) Conceitos básicos de Pygame: Configurações Pygame; Loops e estados Game; Evento quit(), funções pygame.quit(); Coordenadas em pixels. (5) Configurando a arquitetura do jogo: Diagrama de classe; identificando as dificuldades; um pouco de teoria sobre a detecção da colisão; implementação da detecção da colisão; programando o score; programando os níveis. (6) Criando os objetos do jogo: Criando a pasta do jogo; adicionando os objetos e criando os módulos; concatenando a programação e as cenas, adicionando detetores de colisão. (7) Criando a lógica do jogo (8) Finalizando o jogo
MetodologiaEste curso requere conhecimentos prévios de Python e recomenda-se ter realizado um curso de “Python básico”. Nossas aulas serão 100% presenciais. Em cada momento do desenvolvimento da aula serão empregadas diversas estrategias e metodologias, que fomentam a participação dos estudantes como sujeitos ativos no processo de aprendizado, de forma de favorecer a construção coletiva do conhecimento. Motivando aos alunos a aprender e aplicar os conhecimentos e habilidades desenvolvidas no curso num projeto pratico definido coletivamente. Uma aula de este curso seguira a seguinte metodologia: Perguntas exploratórias Planteamos uma serie de perguntas sobre os temas tratados em cada modulo, com os quais os alunos podem ter uma visão preliminar do que sera tratado em cada tema. Isto sera nos primieros 30 minutos de cada aula. Casos de estudo Planteá-se uma situação na qual são aplicados os conceitos vistos com anterioridade. Aula Apresentação dos conceitos do tema Exercícios práticos Será definida um problema no qual os alunos aplicaram os conceitos estudados. Avaliação Cada aula tera um processo de autoavaliação e co-avaliação como alternativa útil. Já que permite que cada grupo veja o trabalho dos outros e realizem críticas que permitam aprimorar os mesmos. Finalmente, já que es atividades realizadas durante o curso são de caráter grupal, os estudantes devem aprender habilidades de trabalho em equipe e negociação, habilidades uteis no contexto tecnológico atual. Equipes formadas por 5 alunos terão como objetivo desenvolver um jogo 2D (projeto) ate o final do curso, sendo esto parte da avaliação. O desempeno e resultados dos estudantes será medido semanalmente mediante o avance de seus projetos. Uma exposição de cada grupo será realizada ao final do curso no qual mostraram os projetos desenvolvidos.
Turma 
 
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